Com a presença de autores mundialmente respeitados, como Julian Barnes, Don DeLillo, Eric Hobsbawm e Hanif Kureishi, a primeira Festa Literária Internacional de Paraty, realizada em 2003, inseriu o Brasil no circuito dos festivais internacionais de literatura. Ao longo de suas edições seguintes, a Flip ficou conhecida como um dos principais festivais literários do mundo, caracterizada não só pela qualidade dos autores convidados, mas também pelo entusiasmo do público e pela hospitalidade da cidade. Nos cinco dias de festa, a Flip realiza cerca de 200 eventos, que incluem debates, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes e apresentações de escolas, entre outros, não se restringindo apenas a literatura.

Oswald de Andrade (1890-1954), será o grande homenageado da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) 2011. Protagonista da Semana de 22, autor do Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924) e do Manifesto Antropófago (1928), ele introduziu a prosa experimental no país, com Memórias Sentimentais de João Miramar (1924), e assinou um dos primeiros livros da poesia modernista, Pau-Brasil (1925). Considerado o mais inovador dentre os escritores do modernismo, Oswald abriu caminhos para Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto e os poetas concretos, além de ter sido um precursor da Tropicália e da “poesia marginal” dos anos 70.
A 9ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty acontecerá entre os dias 6 e 10 de julho com transmissão ao ao vivo pela internet.

Nenhum comentário:
Postar um comentário